Como elaborar projetos

EXPOCIE


Local: Centro Educacional 2 do Cruzeiro - Brasília-DF

TEXTO SOBRE O TRABALHO COM PROJETOS E SITE COM EXEMPLOS DE PROJETOS
 O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.

     O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade.

     A propósito deste enfoque, Fernando Hernandez (1998) diz que, “convém destacar a introdução dos projetos de trabalho como uma forma de vincular a teoria com a prática e a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:

• Abordar um sentido da globalização em que as relações entre as fontes de informação e os procedimentos para compreendê-las e utilizá-las sejam levadas adiante pelos alunos, e não pelo professorado, como acontece nos enfoques interdisciplinares;

• Introduzir uma nova maneira de fazer do professor, na qual o processo de reflexão e interpretação sobre a prática seja a pauta que permitisse ir tornando significativa a relação entre o ensinar e o aprender;

• Gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares, tomando como ponto de partida as seguintes hipóteses:

a) Na sala de aula, é possível trabalhar qualquer tema, o desafio está em como abordá-lo com cada grupo de alunos e em especificar o que podem aprender dele.

b) Cada tema se estabelece como um problema que deve ser resolvido, a partir de uma estrutura que deve ser desenvolvida e que pode encontrar-se em outros temas ou problemas.

c) O docente ou a equipe de professores não são os únicos responsáveis pela atividade que se realiza em sala de aula, mas também o grupo/classe tem um alto nível de implicação, na medida em que todos estão aprendendo e compartilhando o que se aprende.

d) Podem ser trabalhadas as diferentes possibilidades e interesses dos alunos em sala de aula, de forma que ninguém fique desconectado e cada um encontre um lugar para sua implicação e participação na aprendizagem.”

     Para Fernando Hernandez, “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”.

     Contudo, isso não quer dizer que todo conhecimento obrigatoriamente seja construído por meio de projeto. O autor não nega que haja necessidade de aula expositiva, de trabalhos individuais e em grupo, participem de seminários, ou seja, estudem em diferentes situações.
Uma nova lógica de vida

     As principais vantagens de se trabalhar através de projeto é que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos. Uma vez identificado o problema e formuladas algumas hipóteses, é possível traçar os passos seguintes: definição do material de apoio para a pesquisa, que será utilizado para a busca de respostas, de confirmação ou não das hipóteses levantadas. As ações a serem desenvolvidas evidentemente serão determinadas pelo tipo de pesquisa.

     A socialização dos resultados é parte fundamental de um projeto e é de suma importância para os membros que participaram da pesquisa a construção da integração entre os pesquisadores e a comunidade.

     Encerradas as atividades de desenvolvimento, não se deve fugir da avaliação, pois é aqui onde serão focalizados os acertos e erros, que servirão de instrumento para novos aprendizados com o objetivo principal de sempre querer fazer melhor.

     Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”.

     De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio (PCNEM), “a interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio”.
Mariano Batista Alencar,
professor e pós-graduando em Psicopedagogia.
Endereço eletrônico:
marianoalencar@ig.com.br
Artigo publicado na edição nº 373, jornal Mundo Jovem,
fevereiro de 2007, página 7.




Exigências na elaboração de um projeto:

Delimitação da área: as áreas do conhecimento são inúmeras e, por isso, devem ser claramente definidas para facilitar a pesquisa bibliográfica, fichamentos, arquivos etc.

Delimitação do tema: a fim de que a realização do tema se torne possível, deve-se selecionar apenas um aspecto a ser abordado. Em cada nível de escolaridade essa escolha adota características diferentes.

Problema: o problema sempre vem em forma de questionamento. Surge de uma insatisfação, de uma curiosidade. O professor e/ou os alunos devem perguntar-se sobre a necessidade, relevância, interesse ou oportunidade de trabalhar um ou outro determinado tema.

Hipóteses: é preciso estabelecer uma série de hipóteses em termos do que se quer saber, as perguntas que devem ser respondidas.

Objetivos: o que pretendemos com esse trabalho? Qual a finalidade de sua realização? Os objetivos estão divididos em dois grupos: geral e específicos.
Justificativa: é preciso a clareza da viabilidade da realização do projeto que se propõe desenvolver. Os argumentos devem ser convincentes e claros.

Revisão bibliográfica: para ter credibilidade, uma pesquisa deve fundamentar-se em teorias reconhecidas. Portanto, para que o aluno possa atingir seus objetivos, é preciso conhecer a literatura, ler o que foi publicado anteriormente, para apoiar seu trabalho em base sólida de conhecimentos e práticas reconhecidas.

Procedimentos metodológicos: é um conjunto de instrumentos que deverá ser utilizado na pesquisa e tem por finalidade encontrar o caminho mais racional para atingir os objetivos propostos.

Recursos financeiros: quanto vai custar, quem vai arcar ou patrocinar?
Socialização: o importante numa pesquisa é a socialização, a divulgação do trabalho, isto é, torná-la pública.

Avaliação: toda atividade deve ser avaliada. Resta escolher o método de avaliar. É aconselhável que ela se dê pelo método formativo, sem esquecer de avaliar pelos conceitos, procedimentos e atitudes, principalmente para continuar fazendo, e fazendo melhor.
Para elaborar o seu projeto para o EXPOCIE, utilize os formulários a seguir para 2014

Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Formulário para elaboração de projeto a ser desenvolvido na escola - Ano de 2014

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Professor orientador:
Título do projeto:
Objetivo geral:
Descrição do projeto:

Recursos materiais disponibilizados:

Justificativa do projeto

Recursos didáticos disponibilizados:

Público alvo:

Resultados esperados ao término do projeto


Cronograma de execução

AÇÕES
Dia 1
DIA 2
DIA 3
DIA 4
DIA 5
DIA 6
DIA 7
DIA 8
DIA 9
DIA 10
DIA 11
DIA 12
1-












2-












3-












4-













Recursos humanos  existentes
Nome
O que deve saber fazer(habilidades)?
O que vai fazer(função no projeto)?
Como vai fazer?
Tempo para fazer(carga horária diária).


























Recursos materiais existentes
Material
Onde será aplicado?
Como será aplicado?
Quem vai aplicar?
Até quando deve finalizar a aplicação.


































Avaliação final do projeto
Resultados esperados:



Local e Data:
Nome e assinatura do aluno gerente do projeto.

Nome e assinatura do Professor orientador.

Nome e assinatura do Coordenador Pedagógico.




Orientações para preenchimento.

·         Professor orientador: escrever o nome do Professor que está orientando o projeto.

·          

·         Tema proposto: escrever  o nome do tema proposto pelo professor

·         Título do projeto: escrever o título do projeto, tendo como base o tema proposto pelo professor.

·         Objetivo Geral: Definir claramente, o que se pretende alcançar com a execução do projeto.

·         Aluno gerente do projeto: escrever o nome do aluno que é o Gerente do Projeto e ao qual, o Professor deve se dirigir para as orientações gerais.

·         Série:Escrever a série que o aluno está cursando.  Turma:Escrever em qual turma o aluno estuda.

·         Autores: escreve os nomes dos sete  autores do projeto, série, turma e principalmente o papel do aluno no projeto.. O que o aluno elaborou no trabalho. Presente. Para uso da Banca Examinadora assinalar se o aluno estava presente ou não na hora da apresentação.

·         Público alvo: Escrever a quem se destina o projeto. Detalhar o perfil o perfil do público alvo, evidenciando critérios de participação.

·         Descrição do projeto. Escrever com clareza em 10 linhas.Complementar no verso ou em folha à parte.

  • Justificativa do projeto (Fundamentar a pertinência, relevância ou urgência do projeto como resposta a um problema ou necessidade. O texto deve ser objetivo, sucinto e preciso, baseado em dados, pesquisas, diagnósticos e indicadores sobre a questão. A justificativa é a fundamentação da proposta, mostrando, em uma seqüência lógica, o impacto social na solução dos problemas indicados.    Descrever o local onde o projeto irá se inserir, as características da população a ser beneficiada, demandas, potencialidades, deficiências, correlacionando-as.   Neste espaço é que deverão ser expostos os argumentos, as considerações entre deficiências e possibilidades de mudança.  Os argumentos devem concordar com os fatos e os fatos devem apoiá-los, não confundindo justificativas com objetivos.  Escrever a justificativa em 10 linhas)Complementar no verso ou em folha à parte.

  • Resultados esperados ao término do projeto: escrever os resultados que a Equipe espera alcançar com a finalização e apresentação do projeto. Complementar no verso ou em folha à parte.
  •  
  • Objetivos específicos, ações, metas e indicadores: escrever de forma clara quais são os objetivos específicos, as metas, as ações e os indicadores para o projeto.



·         Cronograma de execução (Transcrever as ações da tabela 1 e distribuí-las no período de execução do projeto. No caso da EXPOCIE considerar 10 dias. Para outras atividades, deve ser reformulado o cronograma.

·         Recursos humanos existentes.(Verificar e registrar os nomes dos alunos que formarão o grupo, o comprometimento de cada um  e quais habilidades cada um possui para colaborar na elaboração execução do projeto).

·         Recursos materiais existentes(Verificar quais materiais já existem para elaboração e execução do projeto. Atribuir responsabilidades a cada aluno do grupo).

·         Recursos financeiros e cronograma de desembolso(Verificar quais financeiros são necessários para elaboração e execução do projeto e quando serão disponibilizados aos responsáveis pela aplicação).

·         Avaliação final do projeto(Avaliação final, pela banca examinadora, considerando os resultados esperados e os indicadores  da tabela 1, em consonância com recursos financeiros/materiais e situação esperada ao término do projeto, descrita no início).

·         Etapa final-Avaliação final do projeto. A avaliação final do projeto será realizada mediante análise do projeto mais os resultados evidenciados na apresentação durante a exposição. Devem ser verificados, principalmente, o que foi proposto no projeto e os resultados apresentados.

 

Entregar o original do projeto à Coordenação Pedagógica até o dia 18.11.2013. Cada Equipe deve ter uma cópia do projeto completo. Na cópia, será dado o recibo do projeto pela Coordenação Pedagógica.


Maio de 2014

Centro Educacional 02 do Cruzeiro
Coordenação Pedagógica