Resultados Expocie 2011 - Trabalhos apresentados em 2011



EXPOCIE

Trabalhos apresentados em 2011
Foram 81 trabalhos

 Propostas dos professores

1º ano Geografia – Manolo
1.       Radar Meteorológico
2.       Luneta Galileana
3.       Construindo Foguetes
4.       Criando um Sistema Solar
5.       Fazendo nuvens
6.       Arco Iris
7.       Construindo Pluviômetro
8.       Efeito Estufa
9.       Demonstrando o eixo de rotação da Terra
10.   Ingredientes da Atmosfera
11.   Criando orvalho e vapos d’água
12.   As plantas e o clima
13.   Demonstrando os biomas brasileiros
14.   Elaborando uma cidade Urbanizada
15.   Construindo um vulcão
16.   Construindo uma bússola
17-Construção de uma fazenda
18-Redes sociais

1º e 2º ano Física – Carlos Pita
1.       Fenômenos Climáticos (catástrofes naturais)
1.1.    Erupção vulcânica
1.2.    Terremotos
1.3.    Tsunamis
2.       Funcionamento de GPS (Satélites, coordenadas)
3.       Astronomia
3.1.    Planetas
3.2.    Galáxias
3.3.    Astros
3.4.    Instrumentos de medidas
4.       Evolução histórica do conceito de ciência
4.1.    Relação entre momento histórico e conceitos científicos
5.       Equilíbrio estático
5.1.    Balança de Galileu
5.2.    Grandes estruturas arquitetônicas
5.3.    Sustentação
6.       Poluição sonora
6.1.    Biologia do ouvido (humano e outros animais)
6.2.    Ondas Sonoras (características)

1º e 2º anos História - Professora Débora
Temas
1-Tribos urbanas
2-Cultura afrobrasileira
3-Lixo, Sem lixo. Trabalho a ser desenvolvido em conjunto com a Professora Manuela, de Artes.
    Desenvolver uma campanha para limpeza na escola durante o ano.
4 - História do Teatro Brasileiro
5 - História da Moda
6 - Exposição de objetos antigos(não entra como projeto)

1 e 2º Arte - Professora Manuela

Lixo

Com o objetivo de conscientizar a importância da sustentabilidade no fazer artístico, utilizando material reciclável na produção de diversos produtos.

1- Oficina de brinquedos e ou objetos com matérias reciclados;

           -Trabalho  multidisciplinar com os projetos de outros professores, como ex: prof° de geografia na construção do foguete, utilizando garrafas pet .

2- Trabalho de fotografias como ex: de tema: “O Lixo a sua Volta”; com Exposição das fotos;

           -O Olhar do fotografo diante o problema do lixo a sua volta.
Ex: ao caminhar pela cidade, encontramos cenas do desrespeito como lixos pelo chão e etc...

3 - Estudo de Vik Muniz, Eduardo Srur com Intervenção Urbana e outros....partindo do estudo, criar a própria arte ou mesmo uma releitura da obra. Com exposição das obras.

           -Diante o estudo de alguns artistas que trabalham com conceito de sustentabilidade em suas obras de arte. Criar a inspiração para trabalhar ideias e criar a própria obra de arte, com diferentes linguagens utilizando e experimentando diferentes materiais.
           -Elaborar um documentário partindo da ideia documentário "LIXO EXTRAORDINÁRIO" INDICADO AO OSCAR.

4- Pichação X Grafite
            - Lixo X Luxo; vandalismo? Arte?

1º e 2º anos. Filosofia - Professor Daniel
- História das religiões.
Desde a antiguidade até os dias atuais. Realizar um "passeio" por todas as religiões entre os gregos, fenício, cristianismo, budismo, islamismo. Abordar as guerras e os conflitos religiosos através dos tempos.
- Ciência e Tecnologia: impacto da ciência e da tecnologia nos dias atuais. Clima, sociedade, pensamento.

1° ano - Biologia Professora Thaiana

Bioquímica e a base molecular da vida
Citologia: o mundo microscópico e as células
DNA: composição química, strutura, importância
Metabolismo celular
     -Respiração celular
     -Fermentação
     -Fotossíntese
     -Quimiossíntese
Alterações cromossômicas na espécie humana

2º ano - Biologia -Vida - Professora Thaiana
Evolução da vida
Classificação e parentesco evolutivo
Vírus, protoctistas e fungos
   -Características gerais, doenças, aspectos econômicos, reprodução e ciclo de vida
Morfologia das plantas angiospermas
Fisiologia das plantas angiospermas

Professor Marco Antônio
  • Visitar a estação de genética da escola(sugestão do Prof. Marco Antônio). Marco Antônio fará manutenção até o dia da exposição.
  • Reproduzir, utilizando TV nas salas dos "Pês" temas Jacques Cousteau. Professor Marco Antônio.
Visita ao canteiro hidráulico da escola. Marco Antônio fará manutenção no canteiro para que fique disponível para visita e estudos.


Professora Gláucia - Química

1º  ano

Efeito estufa
Gases
Estados físcios da matéria
A importância da química

2° ano

Radiatividade
Ligações químicas
Gases
A importância da química

Professora Fabiane- Sociologia

1º e 2º anos

Questões sócio-ambientais
Energia: extração e impactos ambientais
Poluição: água, solo e ar
Aquecimento global
Diminuição da camada protetora de ozônio
Lixo: produção, tratamento e reciclagem
Sustentabilidade


 Propostas para trabalhos

Sugestão da coordenação

Tema: Prêmio Jovem Cientista
 Linhas de pesquisa
Se você é estudante do Ensino Médio e se interessa pelo tema, conheça as linhas de pesquisa do PJC e desenvolva, com a ajuda de seu professor, um trabalho para concorrer nesta edição.
1.     Ambientes sustentáveis: casa, escola, trabalho, espaços públicos
1.1.   Edificações inteligentes: uso racional dos recursos naturais e materiais
1.2.   O trabalho e os empregos necessários para a cidade sustentável
2.     Planejamento urbano e qualidade de vida
2.1.   Planejamento participativo: aprender a decidir em grupo
2.2.   Energias limpas e uso racional de energia
2.3.   A expansão urbana em áreas vulneráveis (encostas e beiras de rios)
2.4.   Enchentes: o conhecimento das causas deve orientar soluções
2.5.   O tempo livre: esportes, artes, cultura, relacionamento entre crianças, adultos e idosos
3.     Gestão das águas no meio urbano
3.1.   Uso racional da água
3.2.   Preservação de rios e matas ciliares
3.3.   Controle do despejo de resíduos sólidos em mananciais de água doce
3.4.   Aumento de permeabilidade e infiltração das águas pluviais no espaço urbano
4.     Políticas de mobilidade nas cidades
4.1.   Mobilidade de pessoas com necessidades especiais e idosas
4.2.   Uso e qualidade do transporte público coletivo
4.3.   Meios não motorizados de transporte
5.     Agricultura urbana
5.1.   Produção de alimentos para consumo próprio ou comunitário
5.2.   Teto verde e produtivo
5.3.   Arborização com frutíferas: o pomar em locais públicos e privados
6.     •Gestão de resíduos: orgânicos, inorgânicos e perigosos
6.1.   Reduzir; reutilizar; reciclar
7.     •Impactos das mudanças climáticas nas cidades
1.1.   Plano de mudanças climáticas para as cidades
1.2.   Efeito de ilhas de calor
1.3.   Adaptação a eventos extremos: tempestades, ventanias, deslizamentos, inundações, secas
Se você é estudante do Ensino Superior ou Graduado, verifique as linhas de pesquisa para sua categoria no www.jovemcientista.cnpq.br

Sugestões da Coordenação

Outros temas
Exposição e montagem
  • Exposição de material de vidraria do laboratório de ciências, nos corredos da escola.
  • Exposição de órgãos humanos, contidos no laboratório e ciências da escola.
  • Exposição de outros materiais científicos existentes no laboratório de ciências da escola.
  • Exposição de objetos antigos. Cada professor, aluno comunidade poderá trazer um objeto antigo como  telefone, celular "tijolão", máquina calcular contabilidade, computador antigo, discos de vinil, mimeógrafos......
  • Montar cavalete com roldanas para explicar fenômenos físicos.
  • Expor tipos de pedras rochas
  • Montar, em garrafas PET, tipos de solos, ou caixas com plantas demonstrando raízes.
  • Expor tipos de combustíveis em garrafas PET como Óleo diesel, biodiesel, gasolina, álcool(etanol), querosene, querosene de aviação.
  • Expor minhocasa no pátio da escola
  • Expor lentes para explicar fenômenos da física
  • Expor tipos de cabos e fios elétricos para demonstrar fenômenos físcios elétricos.
  • Construir uma eclusa
  • Construir um relógio solar no pátio da escola.
1º ano Português - Cristiane

1.     Literatura de cordel
2.     Classicismo
3.     Literatura Barroca
2º e 3º anos - Professora Úrsula - Projeto de inglês: A Comunicação além das fronteiras.                                                  

1)       Objetivo:
a)       Conscientizar o estudante, através da observação do uso da língua inglesa no se dia-a-dia na sociedade, da importância do estudo do inglês para uma melhor interação social.
b)       Reconhecer que o aprendizado da língua inglesa lhe possibilita acessar bens culturais da humanidade construídos em outras partes do mundo.

2)       Como:
a)       Pesquisas
b)       Observações
c)       Entrevistas, etc.

3)       Atividades:
Através das atividades que serão propostas para pesquisa, nos seguintes tópicos:
A influência da língua inglesa.
a)       Na alimentação
b)       No vestuário
c)       Nos nomes de lojas, prédios, pessoas, etc.
d)       Na fala do dia-a-dia (gírias, expressões, etc.)
e)       Educação /sistema de ensino
f)        Lazer (música, esporte, cinema, etc.)
g)       Jornada de trabalho
h)       Meios de comunicação (jornais, televisão, etc.)
i)         Literatura

4)       Quando:
Este projeto será realizado no 3º bimestre, no dia 26 de agosto de 2011.

5)       Como será avaliado:
        Valor do Projeto será de 0 a 1 pontos.
                Na avaliação serão considerados os seguintes critérios:
a)       Participação e envolvimento dos componentes do grupo no desenvolvimento e na apresentação da pesquisa.
b)       Organização do trabalho:
- Estética do trabalho.
- Exposição do trabalho.
                c)     Criatividade:
- Além da parte escrita, apresentar o seu trabalho em forma de seminário, jornal, teatro, etc.
                d)    Presença nas cessões coletiva, e na sala de aula.
                e)     Aquisição de material.
       
6)       Recursos e fontes de pesquisas:
a)       Observação da sociedade (visita a supermercados, lojas, shops, etc.)
b)       Jornais, revistas, filmes, livros, músicas, etc.
c)       Internet.
d)       Diálogo entre as pessoas.
e)       Acervos das embaixadas.
f)        Vídeos sobre o tema

Nutrição Professora Emília


1° ANOS

1) Pirâmide Alimentar – Banner grande e visível para ser afixado em corredor e servir como orientações a toda comunidade escolar durante o ano.

2) Controle do Peso – Avaliação do IMC da comunidade escolar com distribuição de folder e resultado da avaliação individual.


2° ANOS

1) Exposição de Plantas medicinais; alimentos funcionais e nutracêuticos;  alimentos industrializados com adição de aditivos. 


Sugestões:

1.     Fazer um único convite;
2.     Convidar as Escolas da Comunidade, principalmente o Centro de Ensino 02, que serão futuros estudantes do CEDUC 02.
3.     Convidar a mídia local para divulgar os trabalhos e valorizar nossos alunos.
4.     Convidar os pais e autoridades como: Diretor do Posto de Saúde, Segurança pública, CBMDF, Administrador local, etc.
5.     Ter um responsável na Coordenação para inscrever os alunos nos projetos e distribuir o formulário.     


Expocie CED 2  -    E s p a n h o l – Professora Maria Elba



Sugestões   para  as atividades  interdisciplinares da expocie / CED 2 / 2011 , oferecida pela professora de Língua Espanhola.

                               Explorar nos seus diversos aspectos, os países de língua espanhola  ou determinada cidade de alguns destes países.

Abordar quatro ou cinco  aspectos do pais escolhido:

·         Aspectos econômicos  financeiro do pais -  área matemática;
·         Historia e cultura do país;   -  História;
·         Sua localização em relação ao seu continente – Geografia;
·         Aspectos políticos do país  - Geografia
·         A posição do país em relação ao meio ambiente  . Ex. (Reciclagem do lixo)- Biologia;
·         Futebol  - Ex. ( a história do futebol espanhol) ;
·         Culinária  espanhola; - nutrição
·         Dança flamenca  -artes


Nenhum comentário:

Postar um comentário