Orientações para participar da Expocie 2011, 2012,2013
Secretaria de Estado de Educação
do Distrito Federal
Diretoria Regional de Ensino
Plano Piloto/Cruzeiro
Centro Educacional 02 do Cruzeiro
Coordenação Pedagógica
EXPOCIE - Feira de Ciências, Artes e Cultura
Orientações para os participantes -EXPOCIE- 2013
Orientações para elaboração do projeto e exposição do projeto executado
Para participar da EXPOCIE é necessário que o aluno converse com seus professores. Escolher um
professor Orientador. Um professor pode orientar mais de um projeto. Acessar o
blog www.coordenadiurno.blogspot.com clicar na aba
blogs da escola e dos professores; escolher o blog EXPOCIE, clicar sobre o
mesmo. Nele estão todas as orientações como: preencher o formulário próprio para projeto;
entregar o formulário na área de reprografia da escola realizando sua inscrição
na EXPOCIE; receber o comprovante de inscrição.
Eleger um Professor Orientador para o seu projeto. Eleger um Gerente do Grupo de Alunos para
ser responsável pelo Projeto. Este
professor será o responsável pela Orientação do trabalho.
Todos os projetos devem estar assinados pelo Professor Orientador, e pelo
aluno Gerente do Projeto.
O projeto abrange duas fases.
- Fase1
- Elaboração do projeto
- Fase
2 - Execução do projeto
Fase 1-Elaboração do projeto (elaborar o projeto utilizando a Ficha para Elaboração de Projeto
desenvolvida pela Área de Coordenação Pedagógica do Centro Educacional 02 do
Cruzeiro).Disponível no blog WWW.coordenadiurno.blogspot.com em EXPOCIE.
Fase 2 -Execução do projeto(é a construção, exposição e a apresentação oral do projeto para a banca
examinadora, no dia da exposição).
Formação
das equipes
Cada projeto deve
contemplar, no mínimo cinco e no máximo dez
alunos da mesma série e mesma turma. Todos os componentes das equipes devem estar
regularmente matriculados no Centro Educacional 02 do Cruzeiro, em qualquer
turno.
“arte é uma
experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e
emoções”, por isso, para a apreciação da arte é necessário aprender a observar,
a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre
gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte (AZEVEDO JÚNIOR, p.
7, 2007)
http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/241/texto%205.pdf
Definição de arte: é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética,
feita por artistas a
partir de percepção, emoções e ideias,
com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais
espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.
Alguns
autores (como Hegel e Ricciotto Canudo) e pensadores organizaram as diferentes
artes em uma lista numerada. A inclusão de algumas formas de arte não foi muito
consensual, mas com a evolução da tecnologia, esta é a lista mais comum nos
dias de hoje:
1ª Arte
- Música; 2ª Arte - Dança / Coreografia; 3ª Arte - Pintura;4ª Arte -
Escultura;5ª Arte - Teatro;6ª Arte - Literatura;7ª Arte - Cinema;8ª Arte -
Fotografia;9ª Arte - Histórias em Quadrinhos;10ª Arte - Jogos de Computador e
de Vídeo;11ª Arte - Arte digital.
Definição de cultura: Cultura significa cultivar,
e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que
inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a
lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não
somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro
dela que é.Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários
fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso
se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura
brasileira.Fonte: http://www.significados.com.br
Significado de
ciências: Ciência é uma palavra que deriva do
termo latino "scientia"
cujo significado era conhecimento ou saber.
Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do
estudo ou da prática, baseado em princípios certos.
A ciência, em geral, comporta
vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas
nos seus próprios métodos científicos. A ciência está intimamente ligada com a
área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são
alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento
de tecnologias já existentes. Fonte:http://www.significados.com.br/ciencia/
Cada turma deve ser dividida em equipes de alunos. Cada equipe deve
conter, no mínimo cinco alunos e no máximo dez alunos. Cada equipe deve escolher um tema relativo a Arte e
Cultura ou a Ciências, de forma que haja igual número de equipes com o tema arte e
cultura e igual número de equipe com ciências, em cada turma. Quando isto não
for possível, o maior número que deve exceder uma equipe do tema Arte e Cultura
em relação ao tema Ciências ou vice-versa deverá ser igual a um. Por exemplo:
em uma turma onde queira formar três equipes de arte e cultura e cinco
equipes de ciências, os alunos devem rever suas equipes para que sejam
formadas, no caso citado, da seguinte maneira: quatro equipes de arte e cultura
e 4 equipes de ciências.
Inscrições com formulário na internet.
A escola distribuirá gratuitamente seis
conjuntos de todos os formulários para a
EXPOCIE, para cada turma.
Necessitando de mais formulários, os mesmos estão à disposição dos
alunos na Área de Reprografia na entrada da Escola. Devem ser comprados.
Os alunos pode também pode acessar o blog www.coordenadiurno.blogspot.com clicar em blogs da escola e dos professores, escolher o blog EXPOCIE e ir
para o blogs da EXPOCIE.
Caso deseje pode ir direto para o blog www.expocie.blogspot.com. para ter acesso aos formulários.
Procedimentos para realizar a
inscrição do projeto na Coordenação Pedagógica
Acessar o blog acima.
Imprimir a Formulário para Elaboração de Projetos.
Preencher o formulário, de acordo com as orientações contidas no mesmo,
de forma completa.
Entregar original do Formulário para
Elaboração de Projetos.devidamente preenchido e assinado pelo orientador, na sala de
Coordenação Pedagógica, até o dia 18.11.2013 das 8h às 12h de segunda a
sexta-feira, e das 14h30 às 17h as quartas-feiras.
Cada equipe deve ter em mãos uma cópia completa do Formulário para
Elaboração de Projeto, na qual será dada o recibo pela Coordenação Pedagógica.
Coordenação Pedagógica
Conferir a Ficha devidamente preenchida com o Projeto
Receber o comprovante de inscrição que á a primeira
página copiada pelo receptor da inscrição com a sua assinatura e data de
inscrição.
Registrar a inscrição em Formulário Próprio de
forma sequencial ao recebimento. Numerar de 1 a última inscrição recebida.
Apresentação
o trabalho no dia da exposição
Os trabalhos serão
apresentados de acordo com o seguinte calendário
Trabalhos sobre arte e
cultura, apresentação dia 20.11.2013 e
trabalhos sobre Ciências
apresentação dia 21.11.2013
Apresentação dos Trabalhos de
Arte e Cultura. Dia 20.11.2013 -
Horário para preparação
dos trabalhos de arte e cultura, nas salas de aula:
7h às 9h
Horário para a
apresentação aos Examinadores
Dia 20.11.2012. Horário: das 9 horas às 11 horas.
Apresentação dos trabalhos de
ciências. Dia 21.11.2013
Horário para preparação
dos trabalhos de ciências, nas salas de aula:
7h às 9h
Horário para a
apresentação aos Examinadores
Dia 21.11.2012. Horário: das 9 horas às 11 horas.
Na entrada do local onde o Projeto estará exposto, o Projeto deve estar identificado, em local visível e de
fácil acesso, no formato a seguir, sendo preenchido em fonte arial, tamanho trinta
e seis na cor preta, conforme formulário a seguir.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
|
Professor orientador:
|
Título do projeto:
|
Aluno gerente do projeto:
Nome:
Série: Turma:
|
Autores
|
||
Nome
|
Atividade desenvolvida no projeto
|
Presente
|
1-
|
||
2-
|
||
3-
|
||
4-
|
||
5-
|
||
6-
|
||
7-
|
||
8
|
||
9
|
||
10
|
A banca examinadora deverá proceder chamada no
local da apresentação do trabalho de todos os componentes do projeto. Escrever
na coluna presente as expressões SIM para os alunos que estiverem presentes e
NÂO para os alunos que não estiverem presentes na ato da apresentação. Os
alunos que não estiverem presentes no ato da apresentação e avaliação, serão
eliminados do projeto, não tendo direito à nota obtida pelo grupo na avaliação
multidisciplinar.
O participante deve realizar sua apresentação,
iniciando pelos dados contidos na identificação acima.
O tempo para apresentação é de dez minutos. O tempo para a apresentação
total será computado a partir da
autorização dada por qualquer um dos examinadores.l. Caso os apresentadores excedam
o tempo de dez minutos terão, descontados da nota, dez por cento da nota por minuto excedido.
Os apresentadores devem focar a apresentação nos objetivos e nos
resultados esperados, comparando os registros contidos no projeto e suas
correlações com o demonstrado na execução do projeto na
apresentação.
Correlacionar o trabalho com as demais disciplinas estudadas.
Destacar, na apresentação, os quesitos que serão avaliados pela banca
examinadora.
Falar com respeito utilizando a norma culta da língua portuguesa e
científica, pertinentes ao projeto.
Todos os componentes de todas as equipes, dentro ou fora das salas de
aula, devem se comportar de forma
civilizada e respeitosa não perturbando
a montagem, apresentação e desmontagem dos trabalhos. Caso sejam identificados
desvios de comportamento atividades, por qualquer aluno, o autor do ato não
fará jus a nota atribuída a Equipe.
Cada equipe tem um tempo de 10 minutos para sua apresentação, tanto oral
quanto física do trabalho. O tempo de 10 minutos para apresentação será cronometrado por um
membro da Banca Examinadora e por um componente da Equipe do trabalho que está
sendo apresentado.
Após o término dos 10 minutos, será dada como encerrada a apresentação,
mesmo que o participante ainda tenha algo a expor, oral ou fisicamente.
Após a exposição oral, os avaliadores devem observar o trabalho exposto
para complementar a avaliação, caso necessitem.
É facultado aos apresentadores, consultar, sempre que necessário, o projeto escrito,
bem como, inquirir qualquer membro do grupo sobre o trabalho.
Os demais componentes da equipe podem, também, expor oralmente,
complementando a exposição do apresentador.
O professor orientador não deve se manifestar para os examinadores,
antes, durante e nem depois da avaliação.
Após a apresentação, não deverá ser solicitada posição do avaliador
sobre a conclusão da avaliação.
A equipe
que não estiver com o estande pronto até as 9h do dia 20- ou 21.11.2013, abandonar ou desmontar seu
estande antes das 11h30 do mesmo dia terá sua pontuação final reduzida em vinte
pontos.
Todas
as Equipes são responsáveis por verificar a limpeza geral e
organizacional da sala onde os trabalhos serão montados, antes da montagem. Os registros devem ser efetuados
e entregues à Coordenação Pedagógica.
Caso seja identificado, pelos alunos, algo fora do comum, informar à
Coordenação Pedagógica.
Os
Gerentes da Equipes de cada sala devem, devem, exatamente das 11h30 às 11h35 se
reunirem com todos os componentes das
equipes e procederem a limpeza e organização da sala, ao mesmo tempo. Os
Gerentes dos trabalhos, em conjunto, devem proceder uma verificação final na
limpeza e organização da sala no sentido de deixarem a sala, em conjunto, no
mesmo estado que encontraram quando da montagem dos trabalhos. Ao finalizarem a
limpeza e organização da sala, os Gerentes dos trabalhos devem aguardar na
porta da sala, a Bnaca Banca Examinadora da limpeza e organização da sala.
Haverá
uma Banca Examinadora para avaliar o estado de limpeza e organização do local deixado
após a apresentação. Esta avaliação ocorrerá antes e depois da exposição. As equipes que
não deixarem as salas no mesmo estado de limpeza e organização que encontraram
antes da ocupação, terão sua pontuação final reduzida em 20 pontos do total da
pontuação atribuída pela Banca Examinadora.
O que
será avaliado pela Banca Examinadora
1-A multidisciplinaridade que o
trabalho deve conter em pelo menos três
disciplinas.
2-Apresentação Visual do trabalho
no local ( legibilidade, acabamento). O trabalho apresentado tem um
acabamento que atende ao proposto no projeto?
3-Identificação, no local da
exposição, com nome do trabalho, dos componentes , os objetivos e nomes das
três disciplinas principais consideradas para o trabalho. Existe identificação
do trabalho conforme este procedimento?
4-Utilização de materiais de
acordo com o projeto. Os materiais elencados no projeto foram os utilizados na
apresentação do projeto?
5-Objetividade e clareza na
apresentação. O apresentador foi objetivo e claro em sua apresentação oral e
material ( maquete, construção, materiais, coerência?
6-Houve evidências de
envolvimento de todos os componentes do grupo. Houve efetivo envolvimento de
todos os componentes do grupo de trabalho?
7-Demonstração de competências de
acordo com os objetivos do Projeto. Na apresentação houve evidências de que foram assimilados competências
(saber), pelo grupo, relativos aos objetivos do trabalho contido no projeto?
8 -Demonstração de habilidades de
acordo com os objetivos do projeto. Na apresentação houve evidências de que foram adquiridas habilidades
(fazer), pelo grupo, relativos aos objetivos do trabalho contido no projeto?
9-Apresentação oral. Na
apresentação oral há entendimento e sustentabilidade para evidenciar o contido
no projeto e o exposto no projeto físico (execução do projeto)?
10-Criatividade. Houve
criatividade tanto na elaboração quanto na execução do projeto?
Orientações para os membros das equipes praticarem antes da apresentação
para a banca examinadora.
Cada Equipe deve focar a análise nos objetivos e nos resultados
esperados comparando os registros contidos no projeto e suas
correlações com o demonstrado na execução do projeto na
apresentação.
Cada equipe deve simular uma apresentação, focando a avaliação em cada
critério da Ficha para Avaliação, para os demais componentes da Equipe, antes
do dia da exposição. Os componentes do grupo devem atribuir pontuação, de forma simulada com o
objetivo de corrigir as possíveis falhas..
Resultado da avaliação
Os projetos serão, ao final da avaliação, classificados da seguinte forma.
Para
todos os trabalhos será emitido o Certificado de Participação, destacando a
posição alcançada na avaliação, conforme classificação, conforme pontuação
geral obtida.
Todos os projetos
elaborados para participarem da EXPOCIE para concorrerem devem ser avaliados por uma Banca Examinadora.
Devem ser elaborados de acordo com os preceitos contidos nestas orientações
para expor na EXPOCIE.
Todos os projetos terão
uma avaliação prévia no preenchimento do formulário Elaboração de Projetos, no ato
da inscrição. Formulários preenchidos incompletos ou desacordo com estas
orientações não serão aceitos para inscrição. Serão devolvidos no ato, para os
complementos devidos.
Todos os projetos
elaborados dentro destas orientações, serão avaliados por Bancas Examinadoras,
compostas por professores da nossa escola, de outras escolas públicas ou
particulares, de universidades que serão convidados pela Coordenação Pedagógica
do Centro Educacional 02 do Cruzeiro.
Os projetos
elaborados sem a emissão e entrega do formulário Elaboração de Projetos podem
ser realizados e expostos na EXPOCIE. Não serão avaliados pelas Bancas Examinadoras. A avaliação para estes projetos será
realizada, unicamente pelo professor da disciplina. Esta avaliação, fora da
Banca Examinadora, pode ser aproveitada para qualquer outra disciplina, desde
que o outro professor aceite.
A
Coordenação Pedagógica não aceitará recursos de qualquer natureza sobre a
pontuação definida pela banca examinadora.
Brasília, 6 de
novembro de 2013
Equipe do Centro Educacional 02 do Cruzeiro
Coordenação Pedagógica