Expocie 2012 2013 Orientações



Orientações para participar da Expocie 2011, 2012,2013


Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Diretoria Regional de Ensino Plano Piloto/Cruzeiro
Centro Educacional 02 do Cruzeiro
Coordenação Pedagógica
EXPOCIE - Feira de Ciências, Artes e Cultura
Orientações para os participantes -EXPOCIE- 2013
Orientações para elaboração do projeto e exposição do projeto executado
Para participar da EXPOCIE é necessário que o aluno converse com seus professores. Escolher um professor Orientador. Um professor pode orientar mais de um projeto. Acessar o blog www.coordenadiurno.blogspot.com   clicar na aba blogs da escola e dos professores; escolher o blog EXPOCIE, clicar sobre o mesmo. Nele estão todas as orientações como:  preencher o formulário próprio para projeto; entregar o formulário na área de reprografia da escola realizando sua inscrição na EXPOCIE; receber o comprovante de inscrição.
Eleger um Professor Orientador para o seu projeto. Eleger um Gerente do Grupo de Alunos para ser responsável pelo Projeto.  Este professor será o responsável pela Orientação do trabalho.
Todos os projetos devem estar assinados pelo Professor Orientador, e pelo aluno Gerente do Projeto.
O projeto abrange duas fases.
  • Fase1 - Elaboração do projeto
  • Fase 2 - Execução do projeto
Fase 1-Elaboração do projeto (elaborar o projeto utilizando a Ficha para Elaboração de Projeto desenvolvida pela Área de Coordenação Pedagógica do Centro Educacional 02 do Cruzeiro).Disponível no blog WWW.coordenadiurno.blogspot.com  em EXPOCIE.
Fase 2 -Execução do projeto(é a construção, exposição e a apresentação oral do projeto para a banca examinadora,  no dia da exposição).
Formação das equipes
Cada projeto deve contemplar, no mínimo cinco  e no máximo dez alunos da mesma série e mesma turma.   Todos os componentes das equipes devem estar regularmente matriculados no Centro Educacional 02 do Cruzeiro, em qualquer turno.
 “arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções”, por isso, para a apreciação da arte é necessário aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte (AZEVEDO JÚNIOR, p. 7, 2007) http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/241/texto%205.pdf

Definição de arte:  é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.
Alguns autores (como Hegel e Ricciotto Canudo) e pensadores organizaram as diferentes artes em uma lista numerada. A inclusão de algumas formas de arte não foi muito consensual, mas com a evolução da tecnologia, esta é a lista mais comum nos dias de hoje:
1ª Arte - Música; 2ª Arte - Dança / Coreografia; 3ª Arte - Pintura;4ª Arte - Escultura;5ª Arte - Teatro;6ª Arte - Literatura;7ª Arte - Cinema;8ª Arte - Fotografia;9ª Arte - Histórias em Quadrinhos;10ª Arte - Jogos de Computador e de Vídeo;11ª Arte - Arte digital.
Definição de cultura: Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.Fonte: http://www.significados.com.br

Significado de ciências: Ciência é uma palavra que deriva do termo latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.
A ciência, em geral, comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento de tecnologias já existentes. Fonte:http://www.significados.com.br/ciencia/
Cada turma deve ser dividida em equipes de alunos. Cada equipe deve conter, no mínimo cinco alunos e no máximo dez alunos. Cada equipe  deve escolher um tema relativo a Arte e Cultura ou a Ciências,  de forma que  haja igual número de equipes com o tema arte e cultura e igual número de equipe com ciências, em cada turma. Quando isto não for possível, o maior número que deve exceder uma equipe do tema Arte e Cultura em relação ao tema Ciências ou vice-versa deverá ser igual a um. Por exemplo: em uma turma onde  queira formar  três equipes de arte e cultura e cinco equipes de ciências, os alunos devem rever suas equipes para que sejam formadas, no caso citado, da seguinte maneira: quatro equipes de arte e cultura e 4 equipes de ciências.
Inscrições com formulário na internet.
A escola distribuirá gratuitamente seis conjuntos de  todos os formulários para a EXPOCIE, para cada turma.
Necessitando de mais  formulários, os mesmos estão à disposição dos alunos na Área de Reprografia na entrada da Escola. Devem ser comprados.
Os alunos pode também pode acessar o blog www.coordenadiurno.blogspot.com clicar em blogs da escola e dos professores, escolher o blog EXPOCIE e ir para o blogs da EXPOCIE. Caso deseje pode ir  direto para o blog www.expocie.blogspot.com. para ter acesso aos formulários.

Procedimentos para realizar a inscrição do projeto na Coordenação Pedagógica
Acessar o blog acima.
Imprimir a Formulário para Elaboração de Projetos.
Preencher o formulário, de acordo com as orientações contidas no mesmo, de forma completa.
Entregar  original do Formulário para Elaboração de Projetos.devidamente preenchido e assinado pelo orientador, na sala de Coordenação Pedagógica, até o dia 18.11.2013 das 8h às 12h de segunda a sexta-feira, e das 14h30 às 17h as quartas-feiras.
Cada equipe deve ter em mãos uma cópia completa do Formulário para Elaboração de Projeto, na qual será dada o recibo pela Coordenação Pedagógica.
Coordenação Pedagógica
Conferir a Ficha devidamente preenchida com o Projeto
Receber o comprovante de inscrição que á a primeira página copiada pelo receptor da inscrição com a sua assinatura e data de inscrição.
Registrar a inscrição em Formulário Próprio de forma sequencial ao recebimento. Numerar de 1 a última inscrição  recebida.
Apresentação o trabalho no dia da exposição
Os trabalhos serão apresentados de acordo com o seguinte calendário
Trabalhos sobre arte e cultura, apresentação dia 20.11.2013 e
trabalhos sobre Ciências apresentação  dia 21.11.2013

Apresentação dos Trabalhos de Arte e Cultura. Dia 20.11.2013 -
Horário para preparação dos trabalhos de arte e cultura, nas salas de aula:
7h às 9h
Horário para a apresentação aos Examinadores
Dia 20.11.2012.    Horário: das 9 horas às 11 horas.

Apresentação dos trabalhos de ciências. Dia 21.11.2013
Horário para preparação dos trabalhos de ciências, nas salas de aula:
7h às 9h
Horário para a apresentação aos Examinadores
Dia 21.11.2012.    Horário: das 9 horas às 11 horas.

Na entrada do local onde o Projeto estará exposto, o Projeto  deve estar identificado, em local visível e de fácil acesso, no formato a seguir, sendo preenchido em fonte arial, tamanho trinta e seis na cor preta, conforme formulário a seguir.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Professor orientador:
Título do projeto:
Aluno gerente do projeto:
Nome:                                                                                                    Série:                    Turma:
Autores
Nome
Atividade desenvolvida no projeto
Presente
1-


2-


3-


4-


5-


6-


7-


8


9


10



A banca examinadora deverá proceder chamada no local da apresentação do trabalho de todos os componentes do projeto. Escrever na coluna presente as expressões SIM para os alunos que estiverem presentes e NÂO para os alunos que não estiverem presentes na ato da apresentação. Os alunos que não estiverem presentes no ato da apresentação e avaliação, serão eliminados do projeto, não tendo direito à nota obtida pelo grupo na avaliação multidisciplinar.
O participante deve realizar sua apresentação, iniciando pelos dados contidos na identificação acima.
O tempo para apresentação é de dez minutos. O tempo para a apresentação total será computado  a partir da autorização dada por qualquer um dos examinadores.l. Caso os apresentadores excedam o tempo de dez minutos terão, descontados da nota, dez por cento  da nota por minuto excedido.
Os apresentadores devem focar a apresentação nos objetivos e nos resultados esperados, comparando os registros contidos no projeto e suas correlações com o demonstrado na execução do projeto na apresentação.
Correlacionar o trabalho com as demais disciplinas estudadas.
Destacar, na apresentação, os quesitos que serão avaliados pela banca examinadora.
Falar com respeito utilizando a norma culta da língua portuguesa e científica, pertinentes ao projeto.
Todos os componentes de todas as equipes, dentro ou fora das salas de aula,  devem se comportar de forma civilizada e respeitosa  não perturbando a montagem, apresentação e desmontagem dos trabalhos. Caso sejam identificados desvios de comportamento atividades, por qualquer aluno, o autor do ato não fará jus a nota atribuída a Equipe.
Cada equipe tem um tempo de 10 minutos para sua apresentação, tanto oral quanto física do trabalho. O tempo de 10 minutos  para apresentação será cronometrado por um membro da Banca Examinadora e por um componente da Equipe do trabalho que está sendo apresentado.
Após o término dos 10 minutos, será dada como encerrada a apresentação, mesmo que o participante ainda tenha algo a expor, oral ou fisicamente.
Após a exposição oral, os avaliadores devem observar o trabalho exposto para complementar a avaliação, caso necessitem.
É facultado aos apresentadores, consultar, sempre que necessário, o projeto escrito, bem como, inquirir qualquer membro do grupo sobre o trabalho.
Os demais componentes da equipe podem, também, expor oralmente, complementando a exposição do apresentador.
O professor orientador não deve se manifestar para os examinadores, antes, durante e nem depois da avaliação.
Após a apresentação, não deverá ser solicitada posição do avaliador sobre a conclusão da avaliação.
A equipe que não estiver com o estande pronto até as 9h do dia  20- ou 21.11.2013, abandonar ou desmontar seu estande antes das 11h30 do mesmo dia terá sua pontuação final reduzida em vinte pontos.
Todas as  Equipes são  responsáveis por verificar a limpeza geral e organizacional da sala onde os trabalhos serão montados, antes  da montagem. Os registros devem ser efetuados e  entregues à Coordenação Pedagógica. Caso seja identificado, pelos alunos, algo fora do comum, informar à Coordenação Pedagógica.
Os Gerentes da Equipes de cada sala devem, devem, exatamente das 11h30 às 11h35 se reunirem  com todos os componentes das equipes e procederem a limpeza e organização da sala, ao mesmo tempo. Os Gerentes dos trabalhos, em conjunto, devem proceder uma verificação final na limpeza e organização da sala no sentido de deixarem a sala, em conjunto, no mesmo estado que encontraram quando da montagem dos trabalhos. Ao finalizarem a limpeza e organização da sala, os Gerentes dos trabalhos devem aguardar na porta da sala, a Bnaca Banca Examinadora da limpeza e organização da sala.
Haverá uma Banca Examinadora para avaliar o estado de limpeza e organização do local deixado após a apresentação. Esta avaliação ocorrerá  antes e depois da exposição. As equipes que não deixarem as salas no mesmo estado de limpeza e organização que encontraram antes da ocupação, terão sua pontuação final reduzida em 20 pontos do total da pontuação atribuída pela Banca Examinadora.
O que será avaliado pela Banca Examinadora
1-A multidisciplinaridade que o trabalho deve conter  em pelo menos três disciplinas.
2-Apresentação Visual do trabalho no local ( legibilidade, acabamento). O trabalho apresentado tem um acabamento que atende ao proposto no projeto?
3-Identificação, no local da exposição, com nome do trabalho, dos componentes , os objetivos e nomes das três disciplinas principais consideradas para o trabalho. Existe identificação do trabalho conforme este procedimento?
4-Utilização de materiais de acordo com o projeto. Os materiais elencados no projeto foram os utilizados na apresentação do projeto?
5-Objetividade e clareza na apresentação. O apresentador foi objetivo e claro em sua apresentação oral e material ( maquete, construção, materiais, coerência?
6-Houve evidências de envolvimento de todos os componentes do grupo. Houve efetivo envolvimento de todos os componentes do grupo de trabalho?
7-Demonstração de competências de acordo com os objetivos do Projeto. Na apresentação houve evidências de que foram assimilados competências (saber), pelo grupo, relativos aos objetivos do trabalho contido no projeto?
8 -Demonstração de habilidades de acordo com os objetivos do projeto. Na apresentação houve evidências de que foram adquiridas habilidades (fazer), pelo grupo, relativos aos objetivos do trabalho contido no projeto?
9-Apresentação oral. Na apresentação oral há entendimento e sustentabilidade para evidenciar o contido no projeto e o exposto no projeto físico (execução do projeto)?
10-Criatividade. Houve criatividade tanto na elaboração quanto na execução do projeto?
Orientações para os membros das equipes praticarem antes da apresentação para a banca examinadora.
Cada Equipe deve focar a análise nos objetivos e nos resultados esperados comparando os registros contidos no projeto e suas correlações com o demonstrado na execução do projeto na apresentação.
Cada equipe deve simular uma apresentação, focando a avaliação em cada critério da Ficha para Avaliação, para os demais componentes da Equipe, antes do dia da exposição. Os componentes do grupo devem  atribuir pontuação, de forma simulada com o objetivo de corrigir as possíveis falhas..
Resultado da avaliação
Os projetos serão, ao final da avaliação, classificados da seguinte forma.
Para todos os trabalhos será emitido o Certificado de Participação, destacando a posição alcançada na avaliação, conforme classificação, conforme pontuação geral obtida.
Todos os projetos elaborados para participarem da EXPOCIE para concorrerem  devem ser avaliados por uma Banca Examinadora. Devem ser elaborados de acordo com os preceitos contidos nestas orientações para expor na EXPOCIE.
Todos os projetos terão uma avaliação prévia no preenchimento do formulário Elaboração de Projetos, no ato da inscrição. Formulários preenchidos incompletos ou desacordo com estas orientações não serão aceitos para inscrição. Serão devolvidos no ato, para os complementos devidos.
Todos os projetos elaborados dentro destas orientações, serão avaliados por Bancas Examinadoras, compostas por professores da nossa escola, de outras escolas públicas ou particulares, de universidades que serão convidados pela Coordenação Pedagógica do Centro Educacional 02 do Cruzeiro.
Os projetos elaborados sem a emissão e entrega do formulário Elaboração de Projetos podem ser realizados e expostos na EXPOCIE. Não serão avaliados pelas Bancas Examinadoras. A avaliação para estes projetos será realizada, unicamente pelo professor da disciplina. Esta avaliação, fora da Banca Examinadora, pode ser aproveitada para qualquer outra disciplina, desde que o outro professor aceite.
A Coordenação Pedagógica não aceitará recursos de qualquer natureza sobre a pontuação definida pela banca examinadora.
Brasília,  6 de novembro de 2013
Equipe do Centro Educacional 02 do Cruzeiro

Coordenação Pedagógica